top of page

50 Virtudes Para Ensinar Para as Crianças ( Parte 2 )




26. Honra


A honra é um princípio de comportamento baseado nos valores e nas virtudes. A pessoa que tem honra vive com honestidade, dignidade, coragem. Honra é viver pelas virtudes, mostrando grande respeito por si mesmo e pelas outras pessoas.


Quando você é honrado, você mantém sua palavra. Você faz a coisa certa, independentemente do que os outros estão fazendo. Honra é o caminho da integridade.



27. Humor


O humor é um estado emocional. O bom humor é o pai e a mãe da alegria. É quando sua mente mantém você alegre e bem disposto. As pessoas bem humoradas são brincalhonas, criativas e divertem todos ao seu redor. A menor distância entre duas pessoas é o bom humor. Não há maneira melhor de se aproximar de alguém.



28. Humildade


Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, de quem sabe assumir responsabilidades sem arrogância ou prepotência.


Ser humilde é considerar os outros tão importantes quanto você. Se você tem humildade, você não acha ninguém melhor ou pior do que ninguém. Você acha que todos merecem receber o mesmo nível de respeito. Você não espera que os outros, ou você mesmo, seja perfeito.


A humildade faz você reconhecer suas próprias limitações. Você aprende facilmente com seus erros. Quando você faz grandes coisas, a humildade lembra que você deve ser grato, em vez de ficar se gabando.



29. Idealismo


É a inclinação do espírito de sonhar com o ideal. Quando você tem ideais, você realmente se preocupa com o que é certo e significativo na vida. Você segue suas crenças. Você não apenas aceita as coisas da maneira que são. Você faz a diferença, na tentativa de construir o melhor. Idealistas ousam ter grandes sonhos, e agem para torná-los realidade,



30. Independência


É quando você não precisa de ninguém para fazer suas coisas. As pessoas independentes tomam decisões com segurança e são responsáveis. Elas sempre têm algum objetivo em mente. Se você é independente, você tem uma autoestima elevada e confia na sua capacidade de realizar o que precisa ser feito.



31. Integridade


Integridade é viver pelos seus valores mais elevados. É ser honesto e sincero. A integridade ajuda você a ouvir a sua consciência, a fazer a coisa certa e a dizer a verdade.


Você age com integridade quando suas palavras e suas ações são coerentes, estão em harmonia. Você é íntegro quando você respeita a si mesmo e aos outros a sua volta.




32. Justiça


Você pratica a justiça quando você é justo e correto. Você não prejulga. Você sempre leva em conta os dois lados de uma história antes de formar sua opinião.


Você é justo quando você trata as pessoas da forma que você quer ser tratado, fala a verdade, obedece as regras, e pensa como suas ações afetarão os outros. Você escuta os outros com a mente aberta.



33. Lealdade


Lealdade é permanecer fiel a alguém. É defender algo em que você acredita sem hesitar. É ser dedicado à sua família, amigos e ideais, quando as coisas estão boas ou difíceis. Com lealdade, você constrói relacionamentos que duram para sempre.



34. Moderação


Moderação é criar um equilíbrio saudável em sua vida. É um comportamento que evita excessos e que demonstra prudência. Você não exagera nem nas suas opiniões nem nas suas ações. Você é disciplinado para tomar conta da sua vida e do seu tempo.


35. Modéstia


Modéstia é ter autorespeito. É quando você se valoriza com orgulho, mas sem se gabar. Você aceita elogios e reconhecimentos com humildade e gratidão. Modéstia é estar confortável com você mesmo. Quando você é modesto você não tem vaidades exageradas. você tem um modo de ser simples e despretensioso.



36. Organização


A organização envolve viver com as coisas em ordem, com um senso de harmonia. Quando você é organizado, você sabe onde estão as coisas quando precisa delas.

Você resolve os seus problemas passo a passo em vez de ficar rodando em círculos.


Ordem em torno de você cria ordem dentro de você. A organização faz as coisas funcionarem bem e traz paz de espírito.



37. Otimismo


O otimismo é a atitude da pessoa que tenta ver o melhor em qualquer situação. O otimismo é uma esperança tranquila e confiante de que as coisas vão dar certo.


Se você é otimista, você é positivo. Você é otimista se você tem a tendência de apreciar qualquer coisa pelo lado bom. O otimista tem uma atitude segura, e sempre considera que os problemas são passíveis de soluções positivas.


38. Paciência


Paciência é saber esperar sem reclamar. Você é tolerante e compreende as dificuldades e erros das outras pessoas. Você persevera para alcançar seus objetivos. Paciência é um compromisso com o futuro.


A pessoa paciente tem autocontrole emocional, não perde a calma facilmente. Se você é paciente você não age com pressa, é atento e cuidadoso com o que está fazendo, e saber ouvir, sentir e falar com moderação.



39. Perdão


Perdoar é dar a uma pessoa outra chance depois dela ter feito algo errado. Todo mundo comete erros. Em vez de querer se vingar, você desculpa. É importante saber perdoar a si mesmo também. Em vez de se sentir desesperado após um erro, decida agir de forma diferente e tenha confiança de que você pode melhorar.


O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.



40. Perseverança


Ter perseverança é ser firme e persistente para alcançar seus objetivos. Você se compromete com seus objetivos e supera obstáculos, não importa quanto tempo demore. Quando você persevera, você não desiste diante das dificuldades. Você continua.


Quando você tem perseverança você conquista seus objetivos porque você se mantém firme e fiel a seus ideias e propósitos.



41. Prestatividade


É a característica de quem é prestativo e solícito. A pessoa prestativa que age com base na solidariedade para com o próximo, e ajuda de maneira rápida e caridosa. Se você é prestativo, você sempre faz a diferença na vida das pessoas a sua volta. Você considera as necessidades delas tão importantes quanto as suas. Você é útil, você sempre oferece sua ajuda, sem esperar nada em troca. Você age com um espírito de serviço, para ajudar o próximo.



42. Propósito


Ter propósito é ter um objetivo claro. É ter a visão do que você quer realizar, e concentrar todos os seus esforços em realizar esse objetivo. Você é focado, você faz uma coisa de cada vez, sem dispersar suas energias. Algumas pessoas deixam as coisas acontecerem. Quando você tem propósito, você é que faz as coisas acontecerem.



43. Respeito


O respeito é uma das virtudes mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por que sua forma de viver ou suas escolhas são diferentes das suas. Ou querer obrigá-la a pensar como você.


Lembre-se que não existem verdades universais, todos têm direito a ter suas opiniões e estilos de vida. Precisamos saber respeitar. Para ser respeitado você precisa respeitar.



44. Responsabilidade


Ser responsável significa cumprir suas obrigações da melhor forma possível, e dentro dos prazos combinados. Se você é responsável você responde por suas ações, ou por coisas que são confiadas a você. Quando você comete um erro, você assume, e oferece soluções em vez de desculpas.


Responsabilidade é a capacidade de responder à diversas situações com compromisso e de fazer escolhas inteligentes.



45. Simpatia


A simpatia é um sentimento de afinidade que une as pessoas , que faz com que elas se identifiquem. Ser simpático é ser amistoso, agradável e educado, é demonstrar gentileza e amabilidade com o outro. Quando você é simpático, você demonstra real interesse pela outra pessoa. A simpatia estabelece harmonia entre as pessoas, permitindo a criação de laços de amizade. A simpatia é o melhor remédio contra a solidão.



46. Tato


Ter tato envolve falar a verdade gentilmente, considerando como suas palavras afetam os sentimentos dos outros. É pensar antes de falar, ponderando o que é melhor não ser dito. Quando você tem tato, os outros acham mais fácil ouvir o que você tem a dizer. O tato constrói pontes.



47. Tolerância


Ser tolerante é aceitar diferenças. Você não espera que os outros pensem, falem ou ajam como você. Você está livre de preconceitos, sabendo que todas as pessoas têm sentimentos, necessidades, esperanças e sonhos diferentes. Tolerância não significa concordar com pontos de vista diferentes dos seus, significa saber respeitar. A pessoa tolerante é paciente e flexível.



48. Tranquilidade


É sentir calma por dentro, e não ser agitado por fora. A pessoa tranquila diariamente dedica um tempo para reflexão, e sente bastante gratidão. Se você é uma pessoa tranquila você é um pacificador, você gosta que conflitos sejam resolvidos de uma forma que todos ganhem. as pessoas tranquilas conhecem a paz. A paz no mundo começa com a paz em seu coração.



49. União


O espírito de união nos ajuda a trabalhar e viver juntos pacificamente. Nós precisamos entender cada vez mais que somos conectados uns com os outros e com todos os seres vivos.


Quando valorizamos a união, conseguimos alcançar melhores resultados em tudo o que fazemos. Com a união conseguimos, juntos, realizar muito mais do que qualquer um de nós poderia sozinho.



50. Verdade


Ser verdadeiro é ser honesto em suas palavras e ações. Você não diz mentiras, nem mesmo para se defender. Você não tenta tente ser mais do que você é para impressionar os outros. Seja você mesmo, seu verdadeiro eu.


Só podemos ser totalmente verdadeiros quando nossa autoconfiança e o amor que nutrimos por nós mesmos forem fortes o suficiente para nos dar a segurança que precisamos para afirmar a nossa identidade diante do mundo.



bottom of page