top of page

Como Jogos Educativos Podem Ensinar Disciplina


Muitas pessoas nos perguntam, "Mas como usar jogos educativos para ensinar disciplina?" Brincar parece ser o oposto do que tradicionalmente consideramos disciplina...


Mas acreditem, não há momento melhor para ensinar qualquer coisa para uma criança do que durante um jogo! Isso porque nos jogos elas estão naturalmente receptivas e bastante concentradas, e esse é o estado mental ideal para a aprendizagem.


O Jogo é uma Poderosa Ferramenta de Ensino


Certamente muitos pais procuram formas de melhorar o comportamento dos seus filhos. Porém cada criança é diferente, com diferentes personalidades e temperamentos. E por essa razão uma estratégia de disciplina pode funcionar com uma criança e não funcionar com a outra.


Em outras palavras, o jogo é uma técnica disciplinar unânime porque a brincadeira envolve toda criança!


O jogo não é apenas uma fonte de divertimento, ele é uma poderosa ferramenta de comunicação. O jogo é a linguagem das crianças.


As crianças usam o jogo para criar e entender os limites sociais. Por exemplo: brincando elas exploram situações, se colocam em diferentes papéis e tentam lidar com as mesmas responsabilidades da vida real. O jogo, para elas, é um laboratório para a vida.


Por todas essas razões a brincadeira nos fornece grandes possibilidades para ensinarmos não só disciplina, mas qualquer coisa que quisermos ensinar para as crianças.


Além do mais, quando estamos brincando junto, as crianças se sentem muito felizes por terem nossa companhia e atenção.


Como resultado, a brincadeira é uma poderosa ferramenta de ensino e de união, de construção de laços de afeto e proximidade entre pais e filhos.


E como tem poder o que se aprende com alegria!


5 Formas de Utilizar Jogos Educativos e Brincadeiras Direcionadas Para Ensinar Disciplina e Incentivar o Bom Comportamento


A seguir você vai conhecer estratégias simples que você pode começar a usar imediatamente no seu dia a dia com a criança:


1. Brinque com Jogos que Exploram Situações Reais


O jogo constrói a confiança, o respeito, a compreensão. Ele pode ser usado como uma referência para disciplinar a criança em uma situação que pode ter acontecido antes do jogo, ou que pode vir a acontecer depois dele.


Nesse sentido, quando nós brincamos com jogos educativos projetados para ensinar disciplina, nós vivenciamos com as crianças, brincando, situações reais.


Durante um jogo, por exemplo, é muito mais fácil explicar para a criança o que são valores e virtudes, dentro de uma linguagem totalmente compreensível para ela.


O jogo nos permite ensinar causa e efeito, bem como regras e comportamento apropriado, de uma forma impessoal.


Em outras palavras: durante o jogo é mais fácil ensinar limites sem que a criança se sinta culpada, ou errada.





2. Incentive ao Máximo a Criatividade


Pesquisas comprovam que as crianças e os jovens que participam regularmente de atividades criativas apresentam maiores níveis de bem-estar emocional, entusiasmo e são mais positivos em relação a vida e a si próprios.


Dessa forma, os jogos que estimulam a criatividade ajudam a fortalecer os sonhos das crianças e incentivam o comportamento voltado para a realização de objetivos.

A criança com a criatividade e a imaginação bem desenvolvidas vê diante de si um mundo muito maior, cheio de escolhas e possibilidades.


Consequentemente, a criança que tem o pensamento criativo desenvolvido possui uma maior tendência a ter um comportamento positivo e uma forma saudável de perseverar para conseguir atingir seus objetivos.



3. Conecte-se o Máximo Possível Com a Criança


Brincar é divertido, jogar nos alegra. E quando ficamos felizes juntos, nos conectamos!


Quando as crianças sentem que têm uma conexão fortalecida com seus pais e professores, elas ficam mais seguras, sentindo que eles realmente se importam com o que elas pensam e se preocupam com o que elas sentem.


Como resualtado, as crianças que têm essa segurança são naturalmente mais respeitosas e disciplinadas.



4. Aproveite o Jogo para Compreender Melhor a Criança


O jogo dará a você oportunidades de ver o que se passa na cabeça e no coração do seu filho ou da sua filha de uma maneira lúdica e não-intrusiva. É incrível assistir as atitudes da criança durante um jogo educativo projetado para desenvolver a Inteligência Emocional.


Quando você se junta a criança em uma encenação, você tem a chance de ficar mais próxima do mundo dela, e de poder observar melhor as percepções que ela tem em relação aos mais diversos temas.


É incrível o que podemos aprender sobre as crianças durante jogos educativos e brincadeiras direcionadas: sobre o que as torna felizes, o que as incomoda, o que as assusta.


Questões e sentimentos que as crianças não conseguem verbalizar no dia a dia fluem durante as brincadeiras.


Se dedicarmos apenas alguns minutos por dia para brincar com as crianças e participar deste maravilhoso e lúdico fórum de comunicação, vamos encontrar novas formas de interagir e educar.


5. Modele o Comportamento Social Positivo e Ensine Novas Formas de Lidar com Problemas Reais


Os jogos educativos, especialmente os que utilizam a imaginação e a encenação, oferecem oportunidades únicas para ensinarmos boas maneiras, disciplina, honestidade, bondade, compaixão e muitas outras virtudes.


As brincadeiras nos permitem vivenciar com nossos filhos, na imaginação, situações que acontecem em casa, na escola ou em qualquer lugar.


Durante uma brincadeira direcionada podemos ensinar para a criança o que é ter bom comportamento, e quais são as principais virtudes para a construção do caráter, em um ambiente natural para a criança.


Por essas razões, brinque com seu filho ou filha inventando cenários e circunstâncias que se assemelham a desafios que você está notando que existem atualmente na vida dele ou dela.


Por meio de jogos e brincadeiras, exercite na criança a habilidade de encontrar soluções criativas e formas alternativas de lidar com problemas.



 

Queridos Pais e Professores,


o valor do jogo está sendo cada vez mais reconhecido por todos os profissionais que trabalham com terapias comportamentais.


Estudos mostram que aprender por meio de jogos aumenta o desempenho intelectual, a positividade e o bem-estar emocional da criança.


Usar jogos educativos como técnica disciplinar é uma das mais eficazes terapias para melhorar o comportamento da criança.


E você pode atuar como um "terapeuta preventivo" simplesmente dedicando um pouco do seu tempo para brincar com seus filhos.


O jogo é uma língua universal que fala de amor, bondade, e compreensão. E quando temos esses sentimentos no coração temos força, coragem, e união.


Um abraço a todos!


bottom of page