top of page

Os 36 Melhores Livros Para Ajudar a Criança a Superar Medos



Medo de escuro, de monstro, medo de fantasma, de bruxa, medo de dentista! Aqui você vai encontrar 36 excelentes livros para ajudar a criança a superar qualquer medo. Em termos de texto e ilustrações, os títulos a seguir estão entre os melhores:



1. O Livro dos Medos | Eloisa Prieto


Os medos são de muitos tipos e variam conforme o lugar, a época, e a história de cada pessoa. Só uma coisa não varia - todo mundo tem um... Nesse livro onze autores escolheram uma manifestação do medo e escreveram histórias muito diferentes entre si - medo de que os pais se separem, medo do escuro, medo de mordida de jacaré, medo de avião, medo de vampiro... Há medo para todos os gostos! Falar, ou ler sobre ele, é sempre uma forma de torná-los menos assustadores....

2. Quem Tem Medo De Que? | Ruth Rocha

Todo mundo tem medo - e isso pode ser até bom. O que a gente não precisa é ter medo das coisas que não existem. Nos livros desta série, você vai conversar com Ruth Rocha sobre seus medos... E descobrir outros que nem imaginava que existiam. E, principalmente, vai aprender que o humor é a melhor maneira de enfrentar os medos!






3. Eu Não Tenho Medo! | Todd Parr





Com seu estilo bem-humorado, Todd Parr incentiva as crianças a enfrentar os seus medos e dizer: "Eu não tenho medo!".






4. Alguns Medos e Seus Segredos | Ana Maria Machado



Nas três histórias do livro – "Mãe com Medo de Lagartixa", "Com Licença, seu Bicho-papão" e "O Lobo Mau e o Valente Caçador" –, a autora narra, com humor e graça de quem sabe se aproximar do jovem leitor, que medo não é privilégio de alguns. Todo mundo tem medo de alguma coisa. Todo mundo tem seu medo, cada um tem seu segredo. Quem parece sempre forte, no fundo é meio sem sorte: tem que aguentar bem sozinho, sem ajuda, nem carinho. As histórias falam, de um jeito gostoso, de medos tão presentes no cotidiano infantil – medo do escuro, de dentista, da escola etc.





5. Pluft, O Fantasminha | Maria Clara Machado

Maria Clara Machado encenou pela primeira vez em 1955, Pluft, a mais importante peça de teatro para crianças no Brasil. Era sobre um fantasminha que tinha medo de gente. E sobre a coragem que pode nascer do medo. E sobre o amor que pode nascer das diferenças. Tempos depois ela viu que devia contar esta história em forma de história e escreveu este livro. Nele as crianças vão se emocionar e rir e amar junto com o Pluft, o Fantasminha!

6. O Medo | Monteiro Lobato

Pedrinho está prestes a realizar um grande desejo: desvendar os segredos da mata. E o Saci é quem irá mostrar ao menino os misteriosos “entes das trevas”. Neste livro da Globinho, Pedrinho e Saci passam uma noite inteira no coração da mata e o neto de Dona Benta coloca à prova sua coragem. Guiado pelo Saci, ele vê de perto o Curupira e a sacizada, e conhece histórias de arrepiar como a do Jurupari, do Boitatá e do Negrinho do Pastoreio.






7. O Medo Que Mora Embaixo da Cama | Mariza Tavares e Nina Millen


Cada criança, no seu tempo, aprende que os calafrios sentidos no escuro do quarto têm tudo a ver com a própria imaginação. É o que acontece com João, o pequeno protagonista da história. O livro acompanha o menino numa noite em que ele se enche de coragem e derrota, um a um, seus temores mais profundos. O medo, descobre João, não morava sob a cama nem na escuridão, mas dentro dele mesmo. A partir daí, os mesmos elementos e fantasias que antes despertavam aflição e ansiedade transformam-se em matéria-prima para os sonhos mais divertidos.



8. Chapeuzinho Amarelo | Chico Buarque e Ziraldo



Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. O livro de Chico Buarque recebe o selo de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.



9. O Menino Que tinha Medo de Errar | Andrea Viviana Taubman



Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.




10. Quem Tem Medo de Monstro ? | Ruth Roch




Todo mundo tem medo - e isso pode ser até bom. O que não precisa é ter medo das coisas que não existem. Nos livros desta série, o pequeno leitor poderá conversar com Ruth Rocha sobre seus medos... E descobrir outros que nem imaginava que existiam. E, principalmente, poderá aprender que o humor é a melhor maneira de enfrentá-los!




11. O Escuro | Lemony Snicket e Jon Klassen



Luca tem medo do escuro, mas o escuro não tem medo dele. Os dois vivem na mesma casa, mas o escuro quase não sai do porão. Até que, uma noite, ele resolve sair. Vai ao quarto de Luca e o convida para descer até o cômodo mais sombrio da casa. E é lá que o menino percebe que até para o seu maior temor existe uma solução. Neste livro, Lemony Snicket fala com sensibilidade sobre o mais comum dos medos e mostra que enfrentá-lo pode ser menos difícil do que parece.




12. O Gato e o Escuro | Mia Couto



Pintalgato vive sendo alertado pela mãe para que não ultrapasse a fronteira do dia. Mas ele, louco para descobrir o que se esconde sob a sombra da noite, decide se aventurar e acaba tendo um encontro inusitado com o escuro. Quando volta para a luz do dia, descobre que seu pêlo, antes amarelo com pintinhas, está preto como a noite, e fica apavorado. Com ajuda da mãe, porém, consegue perceber que o medo do escuro, na verdade, é o medo das "ideias escuras que temos sobre o escuro". Com uma prosa envolvente e cheia de pequenas surpresas poéticas, Mia Couto elabora uma bela fábula sobre as aflições e o encantamento com o desconhecido. Nas palavras da autora: "A maior parte dos medos que sofremos, crianças e adultos, foram fabricados para nos roubar curiosidade e para matar a vontade de querermos saber o que existe para além do horizonte".




13. Quem Tem Medo de Monstro? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut




Tarde fria de inverno. O menino ouve estranhos grunhidos e decide verificar o que é. Debaixo do chuveiro, há um monstro horrível! O garoto tenta fugir, mas a criatura vai atrás dele. Na perseguição, a cozinha fica uma bagunça! Ué, para onde terá ido o monstro? Será que foi apenas a sua imaginação?





14. Quem Tem Medo de Bruxa? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut

O programa de domingo era visitar um castelo com suas torres e seus imensos salões, cheios de quadros e armaduras antigas. Além disso, havia também uma habitante misteriosa.

15. Quem Tem Medo de Escuro? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut





Com um beijo de boa-noite, os pais se despedem da menina. As luzes se apagam e a escuridão toma conta do quarto. Ela não consegue dormir. Aperta o interruptor e... nada! O que pode acontecer com a casa mergulhada no escuro?







16. Quem Tem Medo de Fantasma? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochu





O menino estava passeando quando foi atraído por um barulho estranho vindo de uma pedra. Aproximou-se cheio de curiosidade e foi puxado por uma criatura estranha. O que acontecerá?




17. Quem Tem Medo de Extraterrestre? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut





Depois da pescaria o garoto só quer voltar para casa e saborear o peixe no jantar. Mas seus planos são bruscamente interrompidos por um estranho objeto que sobrevoa sua cabeça. Depois de viver inúmeras aventuras a bordo de um disco voador o menino fica na dúvida: será que tudo não passou de um sonho?





18. Quem Tem Medo de Tempestade? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochu





A menina não conseguia dormir e levou para a cama uma porção de livros emocionantes. De repente, começou uma tempestade. Relâmpagos, trovões e... muito medo! A casa tremia toda, e o vento soprava como um furacão. O que poderia acalmar a menina?







19. Quem Tem Medo de Dragão? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut






Desde a mais tenra idade, todas as crianças sentem medo. As histórias dessa coleção querem ajudá-las a enfrentar esses temores infantis e aprender a rir deles.





20. Quem Tem Medo de Dentista? | Fanny Joly e Jean-Noel Rochut





É difícil ficar tranquilo num cenário de fios retorcidos, brocas, alicates assustadores e dentaduras expostas. Como superar esse medo?









21. Pequeno Rato. Grande Livro dos Medos | Emily Gravett




Este livro lista e explica as fobias mais inacreditáveis! A autora inglesa Emily Gravett teve a ideia de escrevê-lo depois de concluir que todo mundo tem medo de alguma coisa. Só que ela nem imaginava que um ratinho ia se intrometer na obra e dar a sua contribuição. Cheio de rabiscos, páginas roídas e recortes, o livro é divertido, criativo, envolvente e, claro, faz sucesso entre as crianças.






22. Os Pesadelos de Lisa | Anne Gutman



Depois de assistir a um filme sobre um lobo que ataca crianças, a cachorrinha Lisa têm seus sonhos invadidos pelo vilão. Mesmo afirmando para si mesma que lobos gigantes não existem de verdade, Lisa anda cada vez mais apavorada. A irmã mais velha já zombou dela por causa disso. O amigo Gaspar ofereceu ajuda. E o pai de Lisa até traçou um plano. Mas o pavor do lobo só é superado depois de uma visita ao zoológico... Com belo projeto gráfico e bonitas ilustrações, o livro é excelente principlamente para crianças que sofrem com pesadelos.





23. Maurício, o Leão de Menino | Flavia Maria e Millôr Fernandes


Esta é a história de um leão que mora no armário de um garoto. O menino nunca o viu, mas tem certeza de que se trata de uma fera perigosa! Não é sempre que o garoto lembra que há um felino tão perto. Só de noite, quando o sono custa a chegar. Até que um dia, ele resolve enfrentar o bicho. E, então, conhece Maurício, o leão , todo enorme, todo amarelo e todo carinhoso. Com texto irreverente de Flavia Maria e ilustrações cheias de personalidade de Millôr Fernandes, o livro foi lançado pela primeira vez em 1969. Agora, ganhou nova versão caprichada.





24. O Livro dos Monstros | Fran Parnell e e Sophie Fatus

Seis histórias de vários lugares do mundo - América do Norte, Austrália, Nepal, África do Sul, Taiti e Itália - compõem este belo livro. As narrativas falam sobre terríveis criaturas que despertam medo e tremor. Um abominável homem das neves e uma mulher-monstro são alguns desses seres apavorantes. Apesar de serem cheios de truques, alguns monstros só precisam de um pouco de atenção, compreensão e afeto. As tramas prendem a atenção do leitor. A proposta é auxiliar as crianças a superar o medo de monstros de forma criativa.



25. Medo do Escuro | Antonio Carlos Pacheco


Esta é a história de uma estrelinha que tinha muito medo do escuro. Quando o sol ia dormir, apagava a luz e abria a porta da noite para que todas as estrelas pudessem entrar. Mas estrelinha se recusava de tanto temor. Os pais estrelados e até mesmo o sol, chefe de todas as estrelas, tentavam convencê-la em vão. Até que, com ajuda da lua, a estrelinha descobre o poder de seu brilho. Singela e inteligente, a narrativa encoraja os pequenos a encarar seus receios.





26. Dentro Deste Livro Moram Dois Crocodilos | Claudia Souza



O narrador desta história é um garoto destemido, que não dá a menor importância para fantasmas, tubarões, escuridão e solidão. Porém, morre de medo de crocodilos. E neste livro moram não só um, mais dois répteis! Com texto fluido e melódico e ilustrações criativas, que misturam fotos, desenhos, sombras e recortes, o livro diverte e ajuda as crianças a lidar com seus próprios temores. A abordagem é delicada e bem-humorada.






27. Eu não tenho medo | Cha-Bo Geum



"Tome cuidado quando estiver brincando na floresta", era o que a mãe do Pequeno Lobo Sem Medo sempre dizia, pois achava que a famosa Chapeuzinho Vermelho era muito perigosa. Mesmo assim, ele se arrisca, se aproxima da menina e vai parar na casa da vovó! Será que ele corre perigo? "Eu não tenho medo" propõe a construção de sequências-padrão a partir da escolha de uma ordenação constante dos elementos de uma composição.






28. Pequenos Contos Para Sentir Medo | Christine Palluy


Este livro reúne dez contos de diversos países - como a Noruega, a Espanha, o Japão e a Rússia -, que falam de seres pavorosos: trolls famintos, gigantes, feiticeiras, dragões e assim por diante. Apesar disso, as histórias não são tão assustadoras e, no final, trazem a mensagem de que a esperteza, a bondade e a sabedoria sempre vencem o medo. Cada conto foi ilustrado por um artista diferente.




29. Quem Tem Medo do Novo | Ruth Rocha e Mariana Massarani



Em versos rimados com perguntas, Ruth Rocha constrói um divertido jogo de palavras que aborda o medo diante do novo. Mudança de casa, de escola, de turma, de hábitos... Essas tantas outras mudanças, que sempre causam um friozinho na barriga, são exploradas com humor. De rima em rima, a escritora transforma grandes temores em situações superáveis, que fazem parte da vida de todo mundo. Destaque para as ilustrações criativas de Mariana Massarani, ilustradora premiada.






30. Tenho Medo Mas Dou Um Jeito | Ruth Rocha e Dora Lorch




O livro apresenta os medos básicos e comuns a todos os seres humanos e propostas de resolução desses conflitos. ´Tenho medo, mas dou um jeito´ mostra como lidar com os medos saudáveis, aqueles que alertam para os ´perigos da vida´, e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situações.






31. Ninguém Gosta de Mim? | Ruth Rocha e Dora Lorch



Na série "Os Medos que Eu Tenho", estão relacionados alguns dos receios mais comuns às crianças, correspondentes às experiências dos primeiros anos de vida. Estes sentimentos, que traduzem nossa fragilidade, como o medo de ser abandonado, de destruir ou de ser destruído, podem perdurar até à fase adulta. Em ´Ninguém gosta de mim?´, temos os medos primitivos de não ser amado, de ser abandonado, ou de ser trocado por outra pessoa.




32. Fantasma Existe? | Ruth Rocha e Dora Lorch



Para ajudar as crianças a partir de 3 anos a superarem essas dificuldades, a série ´Os Medos que Eu Tenho´ apresenta medos básicos e comuns a todos os seres humanos, e propostas de resolução desses conflitos. Em Fantasma existe? estão caracterizados os medos simbólicos ou seja aqueles que não conseguimos explicar.




33. Quem Tem Medo do Ridículo ? | Ruth Rocha e Mariana Massarani




Todo mundo tem medo - e isso pode ser até bom. O que a gente não precisa é ter medo das coisas que não existem. Nos livros desta série, você vai conversar com Ruth Rocha sobre seus medos... E descobrir outros que nem imaginava que existiam. E, principalmente, vai aprender que o humor é a melhor maneira de enfrentá-los!







34. Leo, o Pássaro Que Tinha Medo de Altura | Frédérique Agnès e Arnaud Bouron




Léo é um pássaro que tem medo de altura. Como isso é possível? Enquanto seus irmãos já passaram pelo batizado de voo, Léo mal consegue voar de um galho para outro. Ele contará com uma ajuda muito especial para superar o medo. O livro fala de coragem, respeito e superação de desafios.






35. Gaspar, o Lobo Que Tinha Medo de Lobo | Frédérique Agnès e Arnaud Bouro


Nesse livro o lobo Gaspar tem que lidar com o fato de se descobrir filho adotivo de uma família de guaxinins. E ainda se identificar com os lobos - animais que, segundo sua mãe, são malvados e perigosos. Gaspar é um lobo que tem medo de lobo. Como isso é possível? Na dúvida entre seguir seus instintos e os conselhos de seus pais, Gaspar vai descobrir que nem tudo é tão ruim quanto parece. O livro fala sobre adoção, coragem, respeito e superação de desafios.





36. Medo de Quê? | Flávia Côrtes


Selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na exposição "A imagem do medo", na Galícia, Espanha. Nesta delícia de texto, a menina medrosa conversa com sua avó, que questiona a razão da neta ter tantos medos. Em certo momento, sem saber o que responder, a garota chega a inventar temores. A narrativa fluida é um convite ao pequeno leitor para que ele também avalie seus pavores, sejam eles reais ou abstratos. Em uma das ótimas passagens do texto, a avó diz à neta: "Medo é uma coisa quem inventam para fazer você parar. Parar de brincar, parar de cantar, parar de sonhar".




bottom of page