top of page

5 Estratégias Para Ensinar 50 Virtudes



Respeito, bondade, honestidade, coragem, perseverança, compaixão, generosidade, confiança. Todos nós, pais, reconhecemos a necessidade de ensinar essas virtudes aos nossos filhos.


Mas como ensinar? Na correria do dia a dia, com trabalho e responsabilidades, passamos muito menos tempo com eles do que gostaríamos. E claro, sentimos certa culpa e frustração por causa disso...


Então, para ajudar você a criar momentos muito especiais com seus filhos quando você chega em casa, listamos 50 virtudes para você ensinar brincando!



Conversas, Brincadeiras e União


Antes de mais nada, pense que enquanto você estiver ensinando as virtudes para seu filho, você estará vivenciando tempo de qualidade com ele. Esses momentos servirão para criar laços cada vez mais fortes entre vocês.


Para educar, o diálogo é o seu maior trunfo, sua maior ferramenta para chegar ao coração do seu filho. As conversas e a interação que acontecerá entre vocês será de valor inestimável para a educação do seu filho.


A forma inicial de ensinar virtudes é conversando sobre elas. Os jogos e a leitura são métodos práticos para fundamentar essas conversas.


E claro, você deve estar sempre atento para mostrar na prática o que você estará falando em teoria. Valores e virtudes são ensinadas principalmente pelo exemplo!



5 Estratégias Para Ensinar 50 Virtudes


Abaixo estão 5 estratégias para você conversar com seu filho de forma divertida, fácil e inesquecível!


1. Escolha Uma Virtude Por Semana Para Ensinar Para a Criança


Clicando aqui você abrirá uma lista com 50 virtudes e suas definições.Abaixo de algumas definições você encontrará jogos, dicas de livros e orientações para ensinar a virtude na prática.


Escolha uma virtude por semana para ensinar para seu filho. Durante a semana, explore essa virtude com seu filho por meio de jogos, livros e conversas. Divirta-se com ele nesses momentos, vivencie o prazer de ensinar brincado.


Se você quiser fortalecer o caráter e o bom comportamento do seu filho em um ano, ensine a ele uma virtude por semana!



2. Use as Experiências do Dia a Dia Como uma Fonte Para Conversas


O diálogo é fundamental. A ideia principal é que você converse com seu filho sobre cada virtude escolhida, e se aproxime cada vez mais dele nesses momentos.


Se você ficar atento, vai ver que quase todos os dias acontece algo que pode proporcionar uma oportunidade para você ensinar seus filhos sobre as virtudes. Use esses acontecimentos como fonte para conversas.


Pode ser algo que você ouviu nas notícias, uma história da família ou da escola, algum momento de um filme, algo que você e seus filhos fizeram, algo que vocês observaram alguém fazer.


O importante é ficar atento e utilizar acontecimentos e histórias reais como fonte para conversas.



3. Brinque com Jogos que Tratam da Virtude Escolhida


O jogo é uma das ferramentas mais valiosas para ensinar qualquer coisa a uma criança. Quando ela absorve um conceito se divertindo, esse conceito torna-se inesquecível.


Use os jogos para ensinar as virtudes e se conectar com seu filho. Esse tempo de qualidade, de conexão entre vocês, vai ajudar muito a aumentar a autoestima do seu filho.


E lembre-se que só o fato de você estar junto, dando atenção a ele em uma atividade inédita e divertida, encherá seu filho de felicidade e segurança. E ele vai prestar atenção.


Sabemos, por anos de experiência, a força que o jogo tem para a aprendizagem. Os jogos são uma forma muito efetiva de manter a criança concentrada.


Os jogos e atividades que apresentamos são criados especialmente para abordar temáticas específicas.



4. Leia Livros Sobre a Virtude Escolhida


Planeje leituras com seus filhos, cada semana explorando a virtude moral escolhida. Leia em conjunto: você pode ler uma página, ele a outra.


Quando acabar cada livro, converse com seu filho sobre a virtude ensinada pela história. Mas não fale apenas, incentive a criança a dar suas opiniões.


Pergunte a ela que lição ela acha que pode obter a partir da história. Veja se ela acha que existe algum princípio na história que possa ser aplicado na vida dela hoje.



5. Compartilhe Suas Experiências Pessoais


Conte sobre histórias da sua vida que ilustram a virtude da semana. A maioria de nós pode olhar para o nosso passado e pensar em um monte de experiências que nos ensinaram algumas lições valiosas.


Compartilhe algumas dessas histórias com seus filhos, especialmente aquelas que ilustram como você fez boas escolhas, consistentes com bons valores e virtudes.


Quando você contar cada história, descreva como e porque você decidiu tomar a decisão que tomou, e como tudo acabou.


Você também pode compartilhar algumas histórias onde você fez escolhas ruins e teve que aprender algumas lições da maneira mais difícil. Isto é especialmente eficaz com crianças mais velhas e adolescentes, que podem estar enfrentando agora dilemas morais semelhantes.


Tente ajudá-los a aprender com os erros que você mesmo cometeu, para que eles não tenham que sofrer as mesmas consequências que você sofreu.



bottom of page