top of page

GUIA PARA PROFESSORES

Bem-vindos !

 

Esse programa foi projetado para aumentar o seu conhecimento sobre a Aprendizagem Social e Emocional (ASE).

 

 

É um enorme prazer apresentar para você, professor, esse programa que tem como meta principal criar ferramentas que tranformem os alunos em protagonistas do seu próprio desenvolvimento pessoal. 

 

​

Todos nós, professores, queremos que nossos alunos sejam mais atentos, mais disciplinados e interessados em sala de aula. Que sejam capazes de absorver o conhecimento com prazer e dedicação, compreendendo a importância da educação para o seu próprio futuro.

 

​

Pesquisas em escolas em várias partes do mundo  demonstram que os estudantes que têm maior desempenho escolar, realização profissional e pessoal, são jovens socialmente e emocionalmente seguros. 

 

 

Foi observado que jovens com alto desempenho escolar parecem se conhecer bem, e sabem se autoanalisar sem culpa ou julgamentos. Eles conhecem os seus pontos fortes e mantêm perspectivas, são otimistas quanto ao seu futuro.

 

 

Esses jovens demonstram ter uma atitude positiva em relação a si mesmo e aos outros, e sabem como definir e atingir metas.  Eles sabem lidar com suas emoções, são capazes de se controlar em situações desafiadoras, são cooperativos e se dão bem com os outros. E são comunicadores naturais: eles sabem como se comunicar efetivamente e como negociar para resolver problemas.

 

Esses jovens também têm habilidades de recusa desenvolvidas, e sabem quando e como procurar ajuda.

 

 

O ensino socioemocional engloba uma série de atividades que ajudam  estudantes de todas as idades a desenvolver e aprimorar essas habilidades pessoais: atitudes, pensamentos e comportamentos essenciais para o bem-estar emocional e realização na vida.

 

 

As instruções abaixo oferecem ideias simples e práticas para a utilização do material educativo do programa. Esse guia irá ajudá-lo a integrar o ensino socioemocional em sala de aula, e enriquecer a experiência diária dos seus alunos.

 

 

Qualquer dúvida, comentário ou ideia, 

 

​

​

Boa leitura!

 

1

Aprofunde seu conhecimento sobre o Ensino Socioemocional

 

Por meio do ensino socioemocional você poderá auxiliar seus alunos a melhor compreender e aplicar valores pessoais e sociais fundamentais para uma vida feliz, saudável e produtiva. Para tanto, é importante que você conheça o conceito, a metodologia, a importância e os principais benefícios do ensino.

 

O Ensino Socioemocional envolve os processos pelos quais crianças e jovens aprendem como adquirir e aplicar efetivamente no seu dia-a-dia conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para gerenciar emoções, definir e atingir metas positivas, criar e manter relacionamentos saudáveis, exercitar a compreensão e empatia, e tomar uma decisões responsáveis a partir de opções éticas. 

 

Clique aqui para mais informações!

2

Familiarize-se com o Material Educativo

 

O objetivo do material educativo do programa é promover a educação socioemocional de forma motivante e divertida. Todo o material fomenta o crescimento pessoal de crianças e jovens, para que eles próprios possam ser os principais agentes de transformação em suas vidas e comunidades.

 

Clicando em Material Educativo  você encontrará uma lista com o total de 82 dinâmicas, planos de aulas, jogos cooperativos, exercícios e esquetes teatrais. As atividades estão listadas conforme as habilidades socioemocionais abordadads: autoconfiança, assertividade, empatia, foco e concentração, pensamento criativo,trabalho de equipe, etc...

 

Clicando sobre o exercício escolhido, abrirá uma nova janela com o documento em pdf para impressão. Para a execução de algumas atividades você precisará apenas ler o exercício e aplicá-lo. Para outras, você precisará imprimir uma cópia do material para cada aluno.

 

3

Escolha atividades que se adequem ao seu perfil 

 

Entre os principais benefícios detectados em escolas cujos alunos participam de atividades de desenvolvimento socioemocional destaca-se a melhoria da relação e entrosamento com os professores. Para atuar como uma ponte de conexão entre o ensino socioemocional e professores, desenvolvemos ferramentas de ensino práticas.

 

Algumas atividades envolvem maior debate em sala de aula, outras a autoreflexão. Alguns exercícios são individuais, outros cooperativos. Algumas dinâmicas enfatizam o senso de humor, outras apontam informações críticas para a prevenção da violência.

 

O importante é você ler todo o material e identificar as atividades que se adequem ao seu perfil. Comece aos poucos: escolha apenas uma que você goste muito, e implante com os seus alunos. A partir de então, você mesmo sentirá como o ensino social poderá beneficiar o ambiente na sua sala de aula.

 

5

5

Integre as atividades ao Calendário Escolar

 

Datas Comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia da Paz, Dia Mundial do Meio Ambiente e muitas outras, oferecem uma excelente oportunidade para que a escola desenvolva projetos escolares, campanhas, brincadeiras ou apresentações a partir do material educativo do programa.

 

Clique aqui para acessar uma lista anual de datas comemorativas.

4

Planeje o momento ideal de implementação

 

As atividades do material educativo variam de 5 a 50 minutos. Alguns professores preferem utilizar o final da aula para desenvolver alguma atividade. Já outros preferem abrir uma aula com algum exercício de foco e concentração. 

 

Escolas por todo o país atualmente encaram o desafio de cobrir o horário integral. Oficinas semanais focadas nos desenvolvimento pessoal são excelentes oportunidades para utilização do material. 

 

Professores que aplicam as atividades, e vivenciam pessoalmente os benefícios do ensino socioemocional, são os maiores incentivadores da adesão do ensino ao projeto pedagógico da escola. O importante é estudar, em parceria com a direção e a coordenação pedagógica da sua escola, as melhores diretrizes para a utilização do material -  seja em sala de aula, em projetos escolares ou em oficinas. 

 

 

 

6

Utilize o Material para integrar a Família

 

As escolas e as famílias são parceiras no desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. Quando as escolas e as famílias trabalham juntas, os benefícios para os estudantes - acadêmicos, sociais e emocionais - são ampliados.  

 

Pesquisas em todo mundo apontam que alunos que vivenciam uma forte conexão entre suas famílias e suas escolas alcançam maior rendimento escolar, faltam menos, apresentam menores taxas de comportamento de risco, como uso de drogas ou histórico de violência, apresentam melhor disciplina tanto em casa quanto na escola, e apresentam melhores habilidades de ajuste Ã s regras e disciplinas escolares.

bottom of page